Imagem capa - 7 Dicas para Fazer Festa Infantil de 1 Ano por Tiago Iwabuti
Festa Infantil

7 Dicas para Fazer Festa Infantil de 1 Ano

  Ao longo desses anos fotografando festa infantil pude compreender mais sobre este evento que para muitos não tem importância, mas só quem é mãe sabe o quanto significa a realização de uma festa principalmente a de 1 ano. É muito comum as pessoas falarem principalmente o PAI, "Mas pra que gastar tanto dinheiro se a criança nem entende nada, nem vai aproveitar nada".


  Falo isso porque também sou pai e já pensei assim, mas hoje eu entendo a importância desse evento e vou tentar explicar pra vocês homens que também são pais: A festa de 1 ano não é apenas para criança comemorar esse primeiro ano, e sim finalizar um ciclo que para a mãe começou a quase dois anos atrás. Nesse tempo ela viu sua rotina mudar, seu corpo se transformar, passou por várias consultas, teve que fazer uma dieta forçada, parou com vários tratamentos de estéticas, enfrentou várias noites sem dormir, enfrentou a dor do parto, amamentou, trocou várias fraldas, cuidou da casa, enfim posso citar um milhão de acontecimentos que uma mãe enfrenta, por esses e outros motivos a festa infantil é vista como uma conquista para as mães, ver seu filho completando  1 ano de vida com saúde é algo imensurável. Então Pais, quando suas esposas falarem de fazer festa apoiem, pois não estarão celebrando apenas uma data especial para seus filhos e sim uma data inesquecível para suas esposas.


Mas vamos ao que interessa, garanto a vocês mamães que se seguirem estas dicas terão uma grande festa sem dor de cabeça, rs.



DICA 1 - PLANEJAMENTO


  Essa é uma dica meio óbvia mas 95% das mães não planejam a festa de um ano do filho sabe porque? Por que é uma correria. Tudo é novo, os primeiros meses são corridos, tem que se adaptar a uma nova rotina, toda a atenção é voltada ao bebê, aí vem as consultas, os serviços de casa, a atenção que tem que dar para o marido, aí acaba a licença muitas tem que voltar a trabalhar... Mas, você mãe que está lendo esse artigo fará diferente. Separe 20 minutos por dia nos primeiros meses, ou 30 minutos a cada dois dias, aproveite os primeiros dias que o bebê só dorme ou manda o maridão ficar com ele esse tempo e comece a planejar a festa do seu filho. Hoje existem vários aplicativos que te ajudam nisso, o que nos facilitam a vida. Então essa é a primeira dica: Separar um tempo para você planejar









DICA 2 - REFERÊNCIAS


  Nós meros mortais temos dificuldade em aprender com os erros dos outros, ouvir conselhos, nossos pais são prova disso rs. Mas nessa hora é muito importante pedir conselhos para outras mães naquele grupo do whats ou face. E porque não tornar isso mais divertido? marque um encontro pessoalmente com elas. Além de se encontrarem jogar conversa fora, dar risadas, vai descobrir que muitas mães já possuem vários contatos de fornecedores, bolo, decoração, buffet. Nada melhor que uma boa referência nessas horas. Então a dica 2 é buscar essas referências com pessoas que já passaram por isso.









DICA 3 - LISTA DE CONVIDADOS


  Defina seus convidados, pois em cima do número de convidados que você irá definir todo restante, local, comida, bebida, doces, lembrancinhas. Faça uma lista separada de adulto e crianças, mas lembrem-se: Essa lista sofrerá muitas alterações até o dia da festa. Você tirará muitos nomes dessa lista e sabe por que? Muitos amigos que hoje você gosta muito nem vai te visitar, no máximo vão te ver nos primeiros dias, tirar uma selfie, postar um stories mas no decorrer do ano nem ao menos uma mensagem mandarão pra saber como seu filho está. Nesses anos já vi até madrinhas serem trocadas, uma vez fotografei um batizado e depois de uns meses a mãe nem olhava mais na cara da madrinha, rs. Então a dica 3 é: Faça uma lista e trabalhe com uma margem essa lista.



DICA 4 - DECORAÇÃO


  Após a escolha do local você precisará definir a decoração, pois tudo gira em torno disso, bolo, roupas, personalizados, lembranças. Para festa de um ano definir a decoração é bem mais fácil pois são os pais que fazem isso, mas se preparem porque quando a criança cresce ela irá escolher tudo. Imagina seu filho querendo uma festa com um tema de dragão de 15 cabeças? Onde irá conseguiur isso? Rs. Então a dica para decoração é: Escolha um tema fácil, que qualquer lugar que trabalhe com isso tenha, como por exemplo Mickey, Minnie. Assim fica muito mais fácil pra fazer a cotação, e definir os outros fornecedores. E nunca deixe de visitar essas decorações, peçam sempre para montarem a decoração para que possam ver, muitas vezes na foto é uma coisa e chega na hora a realidade é completamente diferente.



DICA 5 - RECREAÇÃO


  Esse é um item muito importante para o sucesso de uma festa infantil: a recreação. Afinal quem é que gosta de ir em uma festa e ficar 4 horas sem fazer nada, ainda mais crianças né? Então se você não for realizar a festa do seu filho em um buffet, por exemplo se decidir usar o salão do seu condomínio contrate uma piscina de bolinhas, pula pula, pintura facial. Fiz um evento em que os pais contrataram esses malabaristas que ficam nos faróis, olha que idéia bacana.



Show das Princesas realizado no Buffet Nipo Kids em Suzano-SP


  Agora a sacada que fará da sua festa ser um sucesso total. Faça uma recreação com os adultos também! Isso mesmo com os adultos, qual o adulto que não gosta de se divertir? Faça brincadeiras como a dança da cadeira, passa anel, qual é a música. Vocês verão que todos irão adorar e se divertir muito!






DICA 6 - ALIMENTAÇÃO


  Esse talvez seja o calcanhar de aquiles de toda festa, evento. E porque deixei esse assunto por último? Por que para calcular o quanto que irá gastar você precisa estar com os outros itens todos certos, lista de convidados confirmados com número de crianças, local, horário, época do ano (sim sabemos que no calor as pessoas consomem mais líquido) tipo de recreação. Vou falar de uma experiência própria: o último aniversário do meu filho fiz em um parque de diversões dentro do shopping da cidade que eu moro. Todos os convidados adultos e crianças ganharam um free pass pra brincar em todos os brinquedos, fliperamas por 3 horas. Ou seja, durante as 3 horas todos ficaram brincando e só foram para o salão de festas depois que acabou esse tempo, como o tempo locado era de 4 horas cantamos parabéns e fizemos as fotos. Resultado: Sobrou muita comida e bebida. Então se você planeja uma festa com bastante recreação o consumo tende a a ser menor, se uma festa não tem muitas recreações nem pra crianças nem para adultos só resta a todos ficarem sentados conversando, comendo e bebendo. Entenderam como a recreação influencia diretamente? 



  


  Agora a dica mais importante que vou dar para vocês: Façam o cálculo exato de comida e bebida para a sua festa. Isso mesmo exato! É normal sempre jogarmos uma margem a mais sobre isso, porém vou falar o porque de não trabalhar com essa margem. Por mais que você faça uma lista de convidados, que as pessoas confirmem sempre haverá algum convidado que não irá por vários imprevistos. E sabe o cálculo feito em cima das crianças? Esse cálculo não é exato, criança come e bebe pouco em festas, ainda mais por conta que estarão brincando o tempo todo. Então esses convidados que não forem mais as crianças já se tornam sua margem de segurança, ah e por último contrate pessoas para servirem os convidados. Tente ter o máximo de tempo livre para poder curtir a festa junto de seus filhos e família. (Essas dicas são para aqueles que optarem por fazer por conta própria, muitos contratam buffet que já fazem todo ess trabalho).



DICA 7 - REGISTRE TUDO!


  Esse é o item que acho  mais importante, e não é porque sou fotógrafo que falo isso, claro que ficarei muito feliz se me contratarem para fotografar o aniversário dos seus filhos, sobrinhos, netos, rs. Mas registrem tudo, pode ser do celular, com uma câmera semi profissional, sabe por quê? Por que os convidados irão embora, a comida vai acabar, a música, e a única coisa que ficará para sempre serão essas imagens. Imagina seu filho com 18 anos vendo isso? Ou ele casando e na sua retrospectiva passando as fotos dele com 1 ano? Em uma festa gasta-se muito com buffet, decoração, e as vezes deixa isso de lado por não achar importante. Então invistam na fotografia, contrate alguém que irá eternizar esse momento, muitas vezes o custo é bem menor se comparar com os outros que citei, e lhe garanto que não irá se arrepender! 




E aí gostaram? Achou que faltou alguma coisa? Escreve aí nos comentários, ficarei muito feliz em ler e responder a todos. 


Caso queiram conhecer mais meu trabalho clique aqui , lá tem várias fotos bem bacanas.


Também temos o instagram fotografiafestainfantil onde sempre estou postando fotos, dicas, stories. Segue lá.


E se quiserem fazer um pedido de orçamento clique aqui, ficarei muito feliz de poder participar desse momento especial na vida de vocês =) 


Grande abraço e até o próximo post!


Tiago Iwabuti

Fotógrafo especializado em Festa Infantil